Contando uma boa História

Toda criança gosta de uma boa historia!!! Ela é um dos meios mais eficientes de ensino, e o método que Jesus, o melhor professor usava ao ensinar! Conte histórias Bíblicas, ilustrações, de fundo moral e evangelístico, histórias que ajudem as crianças a entenderem melhor o assunto, ou historias sobre quando você era pequeno. Existem varias formas de fazer a criança prestar atenção nas suas historias.
Vou deixar aqui algumas dicas de como conta-las de forma criativa:
1- Não apenas leia, isso é triste hehe Conte a historia com suas palavras ( Para isso leia antes! certo?) Coloque emoções nelas, mude seu tom de voz, seu jeito de falar, não olhe apenas para o livro, olhe para as crianças e veja as reações delas. Mas, para isso, claro, é preciso conhecer muito bem a historia que irá contar... 
2- Use um baú, uma caixa ou uma sacola de historias rs Contendo nela objetos que façam parte da sua historia,  retirando conforme vai contando, ou, se preferir faça deles personagens e conte como um mini teatrinho, um pregador de roupas pode ser um temido jacaré... uma bola de algodão uma das ovelhas perdidas... use sua imaginação e a criatividade que Deus te deu, mas se achar que não tem, peça a Ele , que certamente lhe dará!
3- Use fantoches, palitochesdedoches para interpretar. ( Funciona melhor com os pequenos, mas as vezes ate os maiores se juntam a eles para ouvir... hehe ) 
4- Vá usando uma roupa igual a de algum personagens e deixe elas descobrirem de qual historia você vem. 
5- Chame crianças que gostam de participar para fazer parte da historia.
6- Faça algumas perguntas durante a historia para ver se estão prestando atenção. Use palavras que entendam, crianças costumam ter uma linguagem própria a sua idade, então não use palavras que ainda não possam compreender... senão vc facilita eles de NÃO entenderem nada  
7- Faça um tapete de historias com E.V.A e criatividade, não é um tapete comum, é um "Tapete-cenário" para as historias com dedoches e objetos. 
8- Use auxilio visual com desenhos grandes sobre a historia e vá contando: "Esta é a Maria..." Varie tbm o formato dos visuais! Redondos, quadrados, isso tbm chama a atenção . 
9- Interprete. Suba numa cadeira para contar a historia de Zaqueu, conte sobre árvores onde vc já subiu, deixe-os falar e participar da sua historia.
10- Use objetos, use a imaginação, a criatividade, a curiosidade deles! Use uma lanterna para falar sobre a luz... peça para fecharem seus olhos e conte sobre o cego Bartimeu... esconda uma moeda de chocolate e conte sobre a dracma perdida... (só não esqueça de no final dar uma pra cada hehe  ) 
Enfim... 
Existem inúmeras formas de se contar uma boa historia, só não esqueça de uma coisa importante: Quando vamos falar com crianças a primeira coisa de que precisamos é ganhar sua atenção inicial, senão a aula estará perdida.
Diferente dos adultos elas são comunicativas, todas se conhecem, por isso é preciso fazer algo que desperte sua atenção para NÓS. 
As crianças são muito curiosas, então procure sempre usar isso ao seu favor, e ao iniciar uma aula diga: "Quem será que sabe o que tenho aqui?" "Quem sabe o que é isso? E pra que serve?" 
Bem, usando estas dicas para contar suas historias, creio que a cada dia você encontrara outras, pois toda jornada, começa com um primeiro passo neh? Mas lembre-se de adaptar cada historia contada com a palavra e a lição que você vai dar... a historia não é algo "a parte" deve SER parte da aula! 

Visite o Blog Meu Cantinho e minhas Coisas da Fernanda Medeiros e veja seu lindo trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário