Conduzindo ão Perfeito Louvor

      Muitos pais tem terceirizado uma função, na qual foi outorgada por Deus á eles..
Quando Deus nos da o privilégio, o presente de ser pai, é como se estivéssemos cuidando de algo dele, como se fosse uma pedra preciosa que precisa de cuidados especiais. Porém, muitos pais tem sido negligente com relação a educação espiritual dos filhos, uns acham que educar filhos é pagar uma boa escola, andar com roupas bonitas ou ter brinquedos caros. Mas onde fica a vida espiritual das nossas crianças?
          Alguns pais têm deixado por conta do ministro de crianças a função de ensinar os estatutos e leis divinas, quer que o professor ensine á criança o habito de ler a bíblia e orar, esquecendo que o exemplo dos pais é o melhor aprendizado.
          Devemos lembrar que: Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

Conduzindo o Perfeito Louvor

Por Lígia Rosana Borba
"Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim, nunca lestes: da boca dos pequeninos e crianças de peito tiraste o perfeito louvor?" (Mateus 21:16)
Nesta citação do Evangelho de Mateus encontramos a única passagem em que Jesus declara que algo humano e perfeito aos olhos de Deus!
Mas qual o conselho de Deus com respeito a esta criança, à medida que cresce?
"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." (PV. 22:6)
Mas o que tornou o que era perfeito vulnerável? Por que precisamos ensinar o caminho para que a criança não se desvie dele?
A resposta é simples e nos leva ao Jardim do Éden e a nossa raiz adâmica. Ao crescer, a criança toma consciência de si e de tudo que a cerca, com isso passa a absorver o conselho deste mundo, da árvore do conhecimento do bem e do mal, perdendo assim sua pureza.
Por essa razão, Deus foi tão enfático em Deuteronômio 6:5,6 e 7:
"Amarás pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras, que hoje te ordeno estarão no teu coração; Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te."
Sabem o que significa inculcar? É fixar firmemente no espírito ou na memória, um sentimento ou idéia. Desta maneira podemos perceber a seriedade com a qual Deus nos exorta a ensinar as crianças.
No Cântico da Salvação, em Isaías 54:13, lemos:
"Todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e será grande a paz dos teus filhos."
Mas o que aconteceu com esta paz? A Igreja pouco tem desfrutado desta paz, pois as famílias estão sendo destruídas e os filhos estão se perdendo. O povo de Israel, hoje nação, há muito desconhece o que é paz. E o mundo está imerso em guerras urbanas, religiosas, políticas e econômicas.
O próprio profeta Oséias já nos advertia sobre tudo isso, há mais de 2000 anos atrás, ao trazer a Palavra do Senhor, mas a revelação é tão atual que parece ter sido tirada da internet hoje:
"Ouvi a Palavra do Senhor, vós filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios. Por isso a Terra está de luto, e todo o que mora nela desfalece com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem... o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento... "(Oséias 4: 1,2,3 e 6)
Observem a passagem de Neemias 8: 6,7 e 8:
"Esdras bendisse ao Senhor, o Grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém!, levantando as mãos, inclinaram-se e adoraram ao senhor, com rosto em terra. E Jesua, Bani, Serebias, Jasmim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar. Leram no livro, na lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia."
 Hoje nós, filhos de Deus, é que somos os sacerdotes e adoradores que devemos ter o compromisso de ensinar a esta nova geração o conhecimento de Deus.
Quando aqueles que lidam com crianças têm esta consciência e este alvo estabelecido, não importa a função que exerçam junto a elas, todos estarão contribuindo para a edificação do Reino de Deus em suas vidas. Professores, pastores, pais e educadores cristãos têm diante de si um grande desafio e uma responsabilidade dada pelo próprio Deus. Muito além do entretenimento, por mais saudável que seja, Deus tem nos chamado como ministros dele, para pregar Sua palavra às crianças pois sabemos que "toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça." 
(2 Timóteo 3:16)
Mas, com podemos ensinar claramente a criança, de maneira que ela entenda?
 Primeiramente, através de nossas vidas, de nosso exemplo, vivendo o evangelho de maneira integral, pessoalmente e em família. Também, precisamos de um ministério forte e comprometido com o ensino do conhecimento de Deus às crianças na Igreja, que encare cada uma delas como uma parte efetiva do corpo de Cristo.
E, por fim, ensinando a verdade de modo criativo, nos utilizando de todos os instrumentos que Deus tem colocado à nossa disposição. É aqui que, com o foco correto, podemos nos valer das artes para comunicar, ensinar e transmitir a verdade às crianças. Ao participar de um musical,de um coral, de uma dança, de um jogral, de uma dramatização bíblica, de uma pantomima, de um teatro ou de uma apresentação de fantoches, a criança não só aprende o seu papel, mas a Palavra de Deus é inculcada no seu coração e, ainda, ela passa a realizar a grande comissão de pregar o Evangelho à toda criatura.
Investindo assim o conhecimento de Deus nas crianças, estaremos gerando ministros que, desde a mais tenrra idade, cumprirão o propósito para o qual Deus nos criou:
PARA O LOUVOR DA SUA GLÓRIA!!!
Lígia Rosana Borba, esposa de Asaph Borba, professora de música e produtora dos Cds Life Kids
Vencedores não aparecem por acaso. Ele são gerados.

Autor: Pra. Márcia Ribeiro

As crianças fazem parte do Corpo de Cristo, pois o requisito para ser membro desde Corpo não é ter uma ficha de membro ou grau elevado de escolaridade, mas sim, unicamente o novo nascimento 
Não podemos determinar com exatidão a idade em que uma pessoa é capaz de receber a Jesus como Salvador, mas de uma coisa sabemos com certeza: todos aqueles que crêem são salvos.
Desde os três anos de idade as crianças já possuem capacidade intelectual para entender o plano de salvação. Ainda que restrito, esse entendimento lhes dá condições para crer. Tenho ouvido muitos testemunhos de pessoas que aceitaram a Jesus na sua mais tenra infância e se lembram disso com clareza e convicção.
Temos desprezado as crianças porque subestimamos a sua capacidade de conversão. Se Jesus preocupou-se em ordenar que não as deixemos perecer, é porque é possível salvá-las ainda na infância. Não precisamos esperar que cresçam para lhes pregar o Evangelho. Hojé é o dia de pregarmos a Palavra para as crianças - porque elas vão ter a capacidade de crer. 
Segundo uma estatística, 65% das pessoas que se convertem fazem sua decisão na infância. Se é muito mais fácil à criança do que ao adulto crer em Cristo, por que não investimos alto na infância e na adolescência, tanto quanto o fazemos com outras faixas etárias na Igreja?
Olhando por esta ótica, estamos vivendo um período de grandes oportunidades para se pregar o Evangelho, visto que cerca de 50% da população brasileira - e mundial - é formada por crianças e adolescentes. Estamos na plenitude do tempo para alcançar o maior número de conversões que já se viu na história do Evangelho!
Nós seremos a geração com o maior número de convertidos da História, se aproveitarmos as chances que Deus está nos dando. Precisamos investir sério no trabalho com as crianças, a fim de alcançá-las enquanto estão mais abertas ao Evangelho do que poderiam estar no futuro, quando crescerem.
Um outro motivo também pelo qual precisamos trabalhar com crianças é que estamos formando uma geração de vencedores. Uma geração de vencedores significa ter pessoas que expressam a imagem de Jesus, manifestando a vida de Deus em toda a sua maneira de viver. Isso acontece num processo, porque vencedores não aparecem por acaso. Eles se formam com o tempo e são frutos de um trabalho. E esse é um processo que deve começar na infância.
Deus age começando pela infância, sempre que Ele está para levantar um povo vencedor, que O reconhece como Senhor absoluto. Desde a Criação, quando Deus ordenou a fertilidade, Sua intenção absoluta era que Adão gerasse filhos que fossem a imagem e semelhança de Deus. Aconteceu também com Abraão: a promessa de Deus foi cumprida em uma criança - Isaque.
Quatro mil anos depois, o maior mover de Deus de toda a História foi colocado sobre uma criança: Seu Filho Jesus Cristo! Para não mencionar as dezenas de outros casos - bíblicos ou não, de grandes promessas de Deus se cumprindo nas crianças.
Se esta é a maneira de Deus levantar uma geração de vencedores, se Deus instituiu o princípio de começar grandes projetos com crianças, se sabemos que Ele aprova tal prática, penso que o mínimo que podemos fazer é investir nas crianças.
Formar uma geração implica em formar a sua mentalidade. Precisamos ensinar as crianças a pensar como Deus pensa, porque o nosso grande desafio é justamente esse: "formar" a mente delas de acordo com a mente de Deus; ou seja, de acordo com a Sua Palavra.
 Você conhece o exemplo de Rebeca e Jacó, seu filho. Muito antes de Jacó nascer, Deus deu a Rebeca uma palavra de que ele seria o Seu escolhido para herdar a promessa dada a Abraão - o descendente privilegiado. Percebemos que Rebeca creu naquela palavra, porque os acontecimentos mostram que ela influenciou Jacó em direção à benção de Deus - ele desejou a primogenitura com toda a intensidade do seu coração, porque sabia que ela é que lhe dava o direito de herdar a promessa.
Como Jacó poderia desejar algo que ele sabia que não lhe pertencia? A Bíblia diz que ele gostava de ficar perto de Rebeca, enquanto seu irmão Esaú gostava de caçar. Rebeca tinha a Palavra de Deus e foi o canal pelo qual Deus pôde agir para formar a mentalidade de Jacó. Embora ele tivesse muitas deficiências que precisaram ser transformadas, Deus encontrou nele algo: o profundo desejo de ser um vencedor à maneira de Deus!
Na verdade, o que Deus deu a Rebeca foi mais do que uma palavra. Ele lhe deu a responsabilidade de formar a mentalidade do herdeiro da promessa. Este princípio vale para nós hoje, porque também temos uma responsabilidade: fomos chamados para formar uma geração de vencedores!
Outro modo de se formar uma geração de vencedores é enxergar as crianças como líderes em potencial. Quando Deus me deu uma palavra para trabalhar com crianças eu questionei a respeito de outra palavra anterior que Ele havia me dado: de que eu formaria líderes. Então Ele me deu uma resposta-surpresa. Mais do que isso: uma revelação. Ele me disse claramente: "-Eu quero que você trabalhe com crianças, sim; mas quando olhar para elas, veja-as como líderes. E forme nelas os líderes que Eu lhe prometi!"
Isso foi o bastante para mim. De fato eu creio que esta seja a vontade de Deus para nós: formar uma geração de líderes fortes, com a mentalidade de vencedores!
Um exemplo disso, embora aplicado de maneira negativa, é o de Hitler. Dez anos antes de levantar a bandeira do nazismo, na Europa, ele começou a difundir suas idéias nas escolas e no meio das crianças. Essa geração de crianças cresceu e, anos mais tarde, ele tinha um exército de jovens levantando a bandeira do nazismo. O que isso prova? - Que líderes são formados na infância!
Os líderes que Deus vai levantar na próxima geração não virão porque já se encontram prontos no nosso meio. Muios deles estáo sendo confiados a nós hoje, para serem treinados como soldados - aprendendo a ser vencedores de fato! Mas, cuidado! Deus vai enviá-los a nós, aos milhares, em forma de crianças!
Que cada um de nós cumpra a sua parte nesta tarefa gloriosa; que nos lembremos de que uma geração só será de fato de vencedores se for ensinada a pensar como tais!
O que nossos filhos estão vendo na televisão? 

“Já que vocês são povo de Deus, não está certo que a imoralidade, a indecência ou a avareza sejam nem mesmo assuntos de conversas entre vocês... Não participem das coisas inúteis que os ouros fazem e que pertencem á escuridão” (Efésios 5:3 e 11ª)
Não há duvida que o televisor é um fator importante em nossas vidas. A maioria dos lares possui uma televisão. Dizem que e, média a TV fica ligada 30 35 horas por semana. Isso quer dizer que o adulto gasta maio ou menos 8 anos de sua vida em frente a televisão.
Assistir televisão é um dos passatempos mais importantes na vida da criança e adolescentes.
Não há discordância quanto ao fato de que a televisão pode entreter, informar e acompanhar as crianças, podendo assim influências positivamente ou exercer influências indesejáveis, pois entre as crianças não ocorre diferenciação entre a fantasia apresentada na televisão e a realidade.
O tempo passado frente á televisão é subtraído de muitas atividades importantes, tais como a leitura, os trabalhos da escola, os jogos, a interação com a família e o desenvolvimento social. Muitos problemas em que vivemos são decorrentes de imagens televisivas que ficaram gravadas em nossos subconsciente. È claro que a televisão amplia nossa visão do mundo, mas também sabemos o quanto desperta nossa curiosidade.
  1. influência da televisão no desenvolvimento físico da criança
Hoje em dia muitas crianças tem problemas de obesidade, porque ficam sentadas assistindo TV e querem comer bolacha, chupar bala, mastigar chiclete e tomar refrigerante. Outras até almoçam na frente da TV. Essas coisas tem muita caloria e sem gastar energia com brincadeiras e atividades, as crianças ficam gordas, e mais tarde terão graves problemas de saúde.
  1. A influência da televisão no desenvolvimento Intelectual
A televisão torna as pessoas preguiçosas intelectualmente. A TV não requer que pensemos, não exige que usemos o nosso raciocínio e não exige mudança e vida.
  1. A influência da televisão no desenvolvimento Emocional
Quase diariamente na televisão assistimos tragédias de alguma forma na hora da notícia – violências no trânsito, assassinatos, terremotos, pessoas morrendo de fome, guerras. Ficamos tão acostumados a ver cenas horríveis que acabamos nos tornamos insensíveis aos desastres e pesadelos dos outros.
Esse tipo de programação acaba reduzindo a infância, antecipando para a criança   problemas que só conheceria mais tarde: como drogas, prostituição, traição, aborto.
Primeiro a televisão desperta curiosidade, depois vem com as imagens que vão sendo gravadas no coração.
  1. A influência da televisão no desenvolvimento Moral
A TV acaba dissolvendo valores morais e éticos. Aceitamos com “ normal” o que vemos nas novelas mãe se envolvendo com o namorado da filha, “ casos” extraconjugais, relação sexuais antes do casamento. Estas coisas acabam com a vida familiar estável, pois muitas vezes inconscientemente acabamos imitando os personagens da novela. E onde fica o valor moral?
  1.  A influência da televisão no desenvolvimento Espiritual
Para algumas pessoas de certo modo familiarizadas com a Disney e seus produtos já ouviram falar pelo menos uma vez nas tão chamadas “mensagens subliminares”.
A Mensagem Subliminar é dotada de uma arte a mais. A arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de mensagem ou propaganda subliminar toda aquela mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e aceitamo-la como se tivéssemos sido hipnotizados.
Informações que entram pelos nossos sentidos físicos e ficam armazenadas ocultamente em nossas mentes, trazendo modificações sérias de caráter ao longo do tempo.
De várias maneiras, elas nos atingem, seja na mídia internacional ou ate mesmo em nosso dia-a-dia comum. Devemos ter cuidado com o que deixamos nossas crianças ver na televisão, precisamos rever o que realmente edifica para nossos filhos e crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário