1. OS DOIS PRIMEIROS VISUAIS:
a. A SALA DE AULA Ela é o primeiro visual para os alunos. Deve estar arrumada e ser adequada aos alunos. Precisa ter lugar para todos, ser convidativa.
b. O PROFESSOR/A Ele também é um “visual” para os alunos. Sorriso, gentileza e atenção valem mais que a lição. A maior parte dos alunos aprende “professores”! [não aprende “aulas” ou “lições”]
2. OS CINCO SENTIDOS:
O conhecimento [100%] vem...
- 75 % pela visão ...
- 13% pela audição ...
- 6% pelo tato ...
- 3% pela gustação ...
- 3% pelo olfato
3. A MEMÓRIA E A FIXAÇÃO DO APRENDIZADO:
Iremos lembrar de ...
20% do que ouvimos...
60% do que vemos...
90% do que fazemos.
4. APRENDIZADO:
Aprende-se ...
20% do que se ouve (ao ser ensinado) ...
50% do que se vê ...
70% do que se examina ...
80% do que se faz ...
90% do que se fala (ao ensinar)
5. PRINCÍPIOS E NORMAS:
1º O aluno aprende através dos cinco sentidos.
2º A aprendizagem é mais rica quando se usa mais de um sentido (visão, audição, tato, etc)
3º A memória do que se ensina é aumentada com o aumento da participação: ver, tocar, fazer, ensinar.
4º Os visuais são mais eficientes na medida que são mais reais:
1- Objeto real
2- Objeto artificial (réplica)
3- Quadro ou gravura
4- Esquema
5- Os visuais devem coincidir com a lição para não tirar a atenção do aluno para um ponto sem importância.
6- Exemplos de visuais: Filmes, Animação computadorizada, filme fixo, gravuras, TV de papel, álbum seriado, mapas, quadro negro, retro projetor, flanelógrafo, quadrinhos, gráficos, estatísticas.
6- VANTAGENS DO USO DOS AUDIOVISUAIS:
a. Atraem a atenção
b. Dominam a classe
c. Aumentam a retenção
d. Agilizam a aprendizagem
e. Preparam o ambiente
f. Motivam o aluno
7. COMO USAR OS AUDIOVISUAIS:
a. Depende da habilidade do professor e dos alunos.
b. Depende do tamanho do grupo.
c. Depende do propósito, tema, etc.
d. Depende do custo, do ambiente, da disponibilidade.
Extraído de A ESCOLA DOMINICAL EVANGELÍSTICA Álvaro César Pestana Primeiro Semestre de 2001
a. A SALA DE AULA Ela é o primeiro visual para os alunos. Deve estar arrumada e ser adequada aos alunos. Precisa ter lugar para todos, ser convidativa.
b. O PROFESSOR/A Ele também é um “visual” para os alunos. Sorriso, gentileza e atenção valem mais que a lição. A maior parte dos alunos aprende “professores”! [não aprende “aulas” ou “lições”]
2. OS CINCO SENTIDOS:
O conhecimento [100%] vem...
- 75 % pela visão ...
- 13% pela audição ...
- 6% pelo tato ...
- 3% pela gustação ...
- 3% pelo olfato
3. A MEMÓRIA E A FIXAÇÃO DO APRENDIZADO:
Iremos lembrar de ...
20% do que ouvimos...
60% do que vemos...
90% do que fazemos.
4. APRENDIZADO:
Aprende-se ...
20% do que se ouve (ao ser ensinado) ...
50% do que se vê ...
70% do que se examina ...
80% do que se faz ...
90% do que se fala (ao ensinar)
5. PRINCÍPIOS E NORMAS:
1º O aluno aprende através dos cinco sentidos.
2º A aprendizagem é mais rica quando se usa mais de um sentido (visão, audição, tato, etc)
3º A memória do que se ensina é aumentada com o aumento da participação: ver, tocar, fazer, ensinar.
4º Os visuais são mais eficientes na medida que são mais reais:
1- Objeto real
2- Objeto artificial (réplica)
3- Quadro ou gravura
4- Esquema
5- Os visuais devem coincidir com a lição para não tirar a atenção do aluno para um ponto sem importância.
6- Exemplos de visuais: Filmes, Animação computadorizada, filme fixo, gravuras, TV de papel, álbum seriado, mapas, quadro negro, retro projetor, flanelógrafo, quadrinhos, gráficos, estatísticas.
6- VANTAGENS DO USO DOS AUDIOVISUAIS:
a. Atraem a atenção
b. Dominam a classe
c. Aumentam a retenção
d. Agilizam a aprendizagem
e. Preparam o ambiente
f. Motivam o aluno
7. COMO USAR OS AUDIOVISUAIS:
a. Depende da habilidade do professor e dos alunos.
b. Depende do tamanho do grupo.
c. Depende do propósito, tema, etc.
d. Depende do custo, do ambiente, da disponibilidade.
Extraído de A ESCOLA DOMINICAL EVANGELÍSTICA Álvaro César Pestana Primeiro Semestre de 2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário